12.1.11

Caso Silas Câmara: Relatório da PF aponta compra de votos no Amazonas

Relatório da PF aponta compra de votos no Amazonas

Trechos de conversas gravadas com autorização judicial revelam negociação de bens em troca de votos para os deputados federais eleitos Silas Câmara e Antônia Lúcia, do PSC

Manaus, 11 de Janeiro de 2011

Tereza Teófilo

A Operação Dakar, deflagrada pela Polícia Federal do Acre, em agosto de 2010, tinha o objetivo de investigar suposto esquema de lavagem de dinheiro e prática de caixa dois envolvendo a esposa do deputado federal Silas Câmara (PSC), a missionária da igreja Assembleia de Deus Antônia Lúcia Câmara. Foi além: captou conversas telefônicas que revelam que recursos levantados pelos templos da igreja no Amazonas podem ter sido usados para comprar bens distribuídos a eleitores do casal Câmara, às vésperas da eleição de 2010.

Trechos do relatório da PF e que fazem parte da representação feita pelo Ministério Público Federal  do Amazonas (MPF-AM) contra Silas Câmara - por violação ao artigo 30 A da Lei das Eleições e que trata da prática de caixa dois e abuso do poder econômico - mostram que moradores da cidade de Guajará, município distante 1.474 quilômetros de Manaus, receberam doações de cabos eleitorais de Silas para, em troca, ajudar a reeleger o parlamentar.

Equipamentos como caixas de som, amplificadores, geradores de energia, motores com rabeta e bicicletas foram distribuídos a vários eleitores da cidade. Até a esposa do prefeito de Guajará, Maria da Conceição do Nascimento Silva, disse em depoimento a PF que, ao declarar apoio a Silas, recebeu uma moto da marca Dafra, zero quilômetro, sem documentação. O presente foi dado por Raimundo Bento dos Santos, também conhecido como "Zé do Ônibus", um dos principais cabos eleitorais de Silas e do candidato a deputado estadual em Guajará, pastor Márcio Ribeiro, também filiado ao PSC.


Além de Guajará, os municípios vizinhos de Pauini e Boca do Acre garantiram a Silas Câmara as maiores votações obtidas no pleito de 2010. Em Pauini, o deputado foi o mais votado, com 1.803 votos; em Boca do Acre foi o segundo deputado federal mais votado, com 2.030 votos.

Silas Câmara foi o quarto deputado federal mais votado do Amazonas com 127.134 votos. Ele teve um crescimento de 21% sobre seu eleitorado em relação a votação de 2006. Em fevereiro, Silas iniciará o quarto mandato na Câmara Federal, marcado por ações judiciais que incluem desde acusações de compra de votos até falsidade ideológica.

A reportagem do acritica.com tentou falar com os deputados federais Silas e Antônia Lúcia, mas ambos não atenderam as chamadas realizadas para seus telefones celulares.

 http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Manaus-Amazonia-Silas_Camara_0_406759436.html

Nenhum comentário: