23.9.10

Norte não tem hotéis suficientes para Copa de 2014, alerta setor turístico

Amazonas

Norte não tem hotéis suficientes para Copa de 2014, alerta setor turístico


22 de setembro de 2010

Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br



MANAUS - A Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH) afirmou que o setor de hotelaria no Norte do país está em situação preocupante, se comparada com as necessidades da Copa do Mundo de 2014. O alerta dos empresários é pelo crescimento na oferta de leitos em regiões estratégicas para o mundial, que terá Manaus como uma das cidades-sede.

Segundo o setor de turismo, na região Norte não há hotéis suficientes e os que existem não atendem às exigências de segurança do mercado internacional. A ABIH acredita que os turistas que vierem até Manaus e outras cidades-sede estendam a viagem para outros pontos de apelo turístico. A estimativa é que os turistas fiquem pelo menos uma semana em cada destino.

O crescimento do setor ficaria ainda mais necessário quando levado em consideração o perfil do público que deve visitar as cidades durante o Mundial. "Na Copa, o perfil é de famílias, que costumam demorar mais. É diferente do que acontece quando os jogos são na Europa, onde o turismo é volátil. Lá o turista assiste ao jogo e vai embora, não consome hotelaria", explicou o diretor da Associação de Hotéis, Fermi Torquato.

De acordo com o Ministério do Turismo, os investimentos para a modernização da rede para a Copa 2014 já estão previstos. O diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do órgão informou que estão reservados R$ 1 bilhão pelo Programa ProCopa e mais R$ 1 bilhão dos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste. O montante servirá para o financiamento do setor de turismo, além de ser destinado também para empresas aéreas e parques temáticos.


http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=111918

Nenhum comentário: