Amazonas
Norte não tem hotéis suficientes para Copa de 2014, alerta setor turístico
22 de setembro de 2010
Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br
|
|
MANAUS - A Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH) afirmou que o setor de hotelaria no Norte do país está em situação preocupante, se comparada com as necessidades da Copa do Mundo de 2014. O alerta dos empresários é pelo crescimento na oferta de leitos em regiões estratégicas para o mundial, que terá Manaus como uma das cidades-sede.
Segundo o setor de turismo, na região Norte não há hotéis suficientes e os que existem não atendem às exigências de segurança do mercado internacional. A ABIH acredita que os turistas que vierem até Manaus e outras cidades-sede estendam a viagem para outros pontos de apelo turístico. A estimativa é que os turistas fiquem pelo menos uma semana em cada destino.
O crescimento do setor ficaria ainda mais necessário quando levado em consideração o perfil do público que deve visitar as cidades durante o Mundial. "Na Copa, o perfil é de famílias, que costumam demorar mais. É diferente do que acontece quando os jogos são na Europa, onde o turismo é volátil. Lá o turista assiste ao jogo e vai embora, não consome hotelaria", explicou o diretor da Associação de Hotéis, Fermi Torquato.
De acordo com o Ministério do Turismo, os investimentos para a modernização da rede para a Copa 2014 já estão previstos. O diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do órgão informou que estão reservados R$ 1 bilhão pelo Programa ProCopa e mais R$ 1 bilhão dos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste. O montante servirá para o financiamento do setor de turismo, além de ser destinado também para empresas aéreas e parques temáticos.
http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=111918
Nenhum comentário:
Postar um comentário