24.9.10

Manaus ficou sem internet por mais de quatro horas

Manaus ficou sem internet por mais de quatro horas

Um caminhão que transportava um trator, ao tentar passar pelo cabo de fibra ótica, rompeu a fiação. O fato ocorreu na área do município de Autazes.

Manaus, 23 de Setembro de 2010

DA REDAÇÃO

No dia em que Manaus sediou um dos mais importantes eventos destinados à discussão dos investimentos na área de infraestrutura de tecnologia da informação - necessárias para preparar a capital amazonense para a Copa2014 - a cidade ficou sem os serviços de internet por mais de quatro horas.

O apagão começou no meio-dia e somente após às 16h a rede mundial voltou a ser acessível para os internautas de Manaus. A assessoria de imprensa da Embratel informou que a suspensão no serviço de Internet se deu por causa do rompimento de um cabo de fibra ótica, ocorrido na BR-319, nas proximidades do município de Autazes, cidade distante 118 quilômetros de Manaus.

De acordo com a assessoria, um caminhão que transportava um trator foi o responsável pelo rompimento do cabo, pois o veículo estava com altura irregular (acima do máximo permitido). Técnicos da empresa estiveram no local e já concluíram os reparos.

Deficitário
No encontro 'Ajudando o Brasil a se organizar para a Copa' realizado em meio aos problemas de internet ocorridos hoje em Manaus, especialistas na área de TI das empresas IBM, Bosch, Samsung e de órgãos de Segurança do Governo como a Polícia Federal evidenciaram suas preocupações com a qualidade da Internet no Brasil, uma vez que o País tem pela frente o desafio de oferecer uma capacidade de transmissão de dados 50% maior do que a África ofereceu na Copa de 2010.

A situação do Amazonas foi classificada como a mais deficitária de todas as cidades que serão sede dos jogos do mundial.

Em agosto deste ano, o governo anunciou a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Nenhum município do Amazonas foi contemplado nesta primeira fase.

Na lista das 100 contempladas, aparecem apenas seis municípios da região Norte - todos em Tocantins - e nenhum município do Sul do País. O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, confirmou que a relação contempla apenas municípios das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Santanna explicou que os critérios de escolha da Telebrás levaram em conta municípios com menor densidade de banda larga, menor índice de desenvolvimento humano (IDH), com programas de inclusão social e distribuição por Estado.

O executivo disse que a implantação do PNBL na região Norte, onde são grandes as dificuldades de conexão à internet, deverá ocorrer até 2014 - prazo final para que todo o País esteja conectado.

Questionado sobre a exclusão do Amazonas, o presidente da Telebrás citou a falta de infraestrutura, como as redes de energia elétrica, para a instalação da fibra ótica. Mas, garantiu que a região será contemplada mesmo que a banda larga seja feita via satélite, sistema mais caro e ainda mais complexo por conta da densidade da floresta amazônica.


http://www.acritica.com/manaus/Amazonia-Manaus-Amazonas-Internet-Copa_2014_0_340766022.html

Saudações,

Roosevelt Braga Júnior.

Cel/ Mobile: +55 (92) 9258-9062 / 9604-1188
MSN: rbragasantos@hotmail.com
SKYPE: rooseveltbraga.jr
www.rooseveltbragajr.r8.org

Nenhum comentário: