O amazonense Arthur Vírgilio Neto (PSDB-AM) foi eleito o senador mais influente do Brasil em 2010 e ocupa o terceiro lugar na lista dos 10 "Cabeças do Congresso". A pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) apontou os 100 parlamentares mais importantes, entre deputados federais e senadores, e estes votaram para escolher os 10 "cabeças". Arthur ficou à frente do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e aparece atrás apenas do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), e do líder de Governo, Antonio Vaccarezza (PT-SP).
O DIAP divulga essa pesquisa anualmente. A consulta aos 100 parlamentares aconteceu entre os dias 10 de agosto e 17 de setembro.
Desde que retornou ao Congresso Nacional, como deputado, em 1995, depois de ter sido prefeito de Manaus, Arthur Virgílio tem integrado a lista dos 100 "Cabeças do Congresso" e, durante todo o seu mandato de senador esteve entre os dez "mais influentes". Em 2005 e em 2006, ocupou o 2º lugar, atrás apenas do presidente do Congresso.
A pesquisa para a eleição dos dez "cabeças", além de revelar os mais influentes a partir da opinião dos próprios parlamentares, serve para aferir a qualidade dos critérios utilizados pelo DIAP na indicação dos 100, já que os congressistas podem votar inclusive em parlamentares que não estejam entre eles.
O senador Artur Virgílio Neto comemorou o resultado e agradeceu o que considera um reconhecimento. "Essa e outras conquistas que temos obtido nos ajudam na hora de uma discussão mais dura ou de um pleito difícil de conquistar, como foi o caso da prorrogação da Zona Franca. Quem vê a TV Senado sabe que temos a estima dos colegas de parlamento. Sou muito grato a todos", disse.
O resultado se torna ainda mais expressivo pelo fato de o senador Artur representar o Amazonas, Estado de baixa densidade populacional, e integrar o Senado, que tem 81 membros, enquanto a Câmara dos Deputados tem 513 representantes e a maioria absoluta entre os 100 integrantes da lista do Diap.
Os dez mais influentes de 2010
1º Deputado Michel Temer (PMDB-SP)
2º Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP)
3º Senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM)
4º Senador José Sarney (PMDB-AP)
5º Senador Romero Jucá (PMDB-RR)
6º Deputado Flávio Dino (PcdoB-MA)
7º Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
8º Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
9º Deputado Antonio Palocci (PT-SP)
10º Deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário