22.8.11

DICA: Recursos e truques que proporcionam mais conforto para quem trabalha em pé por longas horas seguidas

Recursos e truques que proporcionam mais conforto para quem trabalha em pé por longas horas seguidas

2009-09-06 05:51

Por Adailton Melo

Para a maioria dos profissionais que trabalha em hotéis e restaurantes, pegar no batente é sinônimo de permanecer em pé durante várias horas seguidas. Isto costuma acarretar muitos transtornos para a saúde e o bem-estar do trabalhador e principalmente transtornos relacionados aos pés. Dentre os problemas mais comuns, podemos citar o aparecimento de bolhas e calosidade nos pés, caimbras, aparecimento de varizes, fascite plantar, unhas encravadas, dores provenientes de má circulação sanguínea, esporão do calcâneo, joanetes e etc. E todos esses traumas nos pés e nos membros inferiores, frequentemente causam dores terríveis e com dor, é óbvio que não dá pra trabalhar com aquele indispensável sorriso.

Então neste caso, o melhor caminho é prevenir pra não ter que ficar remediando.

Uma maneira muito eficaz de se amenizar esses traumas e desconfortos nos pés é saber como escolher exatamente o sapato mais adequado para cada tipo de indivíduo. O ideal é que ele seja anti-derrapante, bem macio e um pouco mais folgado do que os pés. Além desses cuidados básicos, existem outros recursos e macetes que ajudam a proporcionar mais conforto para quem precisa trabalhar durante longas horas em pé.

Durante o expediente de trabalho, de tempos em tempos e sempre que puder, pare um pouquinho para poder fazer movimentos circulares com os pés. Isso ajuda e muito o sistema circulatório fazer o sangue, que se acumula nos membros inferiores por conta da gravidade, retornar para o coração. E também prefira caminhar a ficar parado. A caminhada, mesmo que ela seja curta ou em círculos, evita que haja uma prensagem constante da sola dos pés pelo peso do corpo que acaba prejudicando bastante a circulação. E ao retornar do trabalho e já estando em casa, quando for se deitar, busque deixar os pés apoiados numa parede e numa posição em que eles fiquem mais altos do que o corpo. Isso retarda o aparecimento de varizes e alivia as dores causadas pela má circulação.


No mercado, existem ótimos produtos que aumentam sensivelmente o conforto de quem precisa permacer longos períodos em pé. Entre os cozinheiros tem se popularizado bastante os tamancos do tipo babuche que são aquelas sandálias fechadas e confeccionadas a partir da espuma de poliuretano, um material impressionantemente leve e macio. Só é preciso ter o cuidado de se escolher o modelo na cor branca e que não possua aberturas na parte dianteira do tamanco.

Uma outra ótima opção pra se obter mais conforto ao trabalhar em pé, é fazer uso de meias de compressão que cobrem a perna até a linha abaixo do joelho. Elas ajudam muito o processo de circulação sanguínea dos membros inferiores. A Kendall é reconhecidamente a marca líder desse segmento e possui os produtos de melhor qualidade e durabilidade.

Para quem não é cozinheiro ou não for permitido usar os tamancos do tipo babuche, uma segunda alternativa é recorrer às calcanheiras e palmilhas de silicone. No vídeo desta página, comprove mesmo a eficácia do silicone num teste demonstrativo de impacato com ovos. Ao arremessar uma marreta de 5kg, o ovo (cru) que não se quebra, pois a calcanheira absorve o impacto. Pode-se ao menos imaginar, dado esse teste, parte das aplicações e benefícios que o silicone Ortho Pauher traz para os pés, que vão desde conforto e prática de exercícios até as mais diversas patologias do sistema ósteo-articular. Procure pelas lojas Dr. Scholl para saber sobre essas palmilhas e calcanheiras.

 

http://www.hospitalidadeglobal.com.br/news/mais-conforto-para-quem-trabalha-em-pe/

Nenhum comentário: