25.12.10

Internet até 40% mais barata em Manaus.

Internet até 40% mais barata

Essa é a estimativa do Ministério das Comunicações com a oferta do serviço pela Embratel e início de concorrência com a Oi

manaus, 17 de Dezembro de 2010

TEREZINHA PATRÍCIA

A Embratel inicia hoje a oferta comercial do serviço de Internet banda larga para Manaus e a Oi entra nesse negócio ainda este mês, ou em janeiro de 2011. É um serviço com "disponibilidade, integridade, confiabilidade e autenticidade", segundo o gerente de Projetos da Secretaria de Comunicações do Ministério das Comunicações (MC), Jovino Francisco Filho, que participou ontem da 248ª reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), na condição de conselheiro representante do MC.

A partir de agora a capital amazonense terá confiabilidade no acesso às tecnologias da informação. A expectativa é de redução dos preços praticados hoje em 30% a 40%, ficando equiparados aos do Centro-Sul do País. "O Brasil tinha uma dívida com Manaus que está pagando com juros e correção monetária", enfatiza o gerente.

Ele explicou que em 2009 o Governo Federal assumiu o compromisso de que Manaus estaria interligada 100% com fibra ótica até 31/12/2010. Agora a cidade dispõe de dois backbone de fibra ótica (é uma infovia por onde trafegam as informações em alta velocidade e em grande volume). O da Embratel vem via Porto Velho (RO) e o da Oi pelo Ceará, Venezuela, Boa Vista (RR) e Manaus. A Embratel já possuía fibra ótica, mas no trecho cortado pelo rio Solimões o sistema era operado por rádio, dando um resultado sem confiabilidade. Um esforço de engenharia resolveu essa falha.

CAS
Reunido ontem pela última vez no ano, o CAS aprovou os 42 projetos industriais em pauta, representando investimento de US$ 627,7 milhões e a abertura de 1.061 novas vagas no mercado de trabalho nos próximos três anos. A reunião foi presidida pelo superintendente de Projetos da autarquia, Oldemar Ianck. Na seção de comunicados aos conselheiros, a Suframa fala da "situação crítica de contingenciamento orçamentário e financeiro pelo qual vem passando, a ponto de postergar pagamentos de suas contas de custeio da máquina".


http://acritica.uol.com.br/manaus/amazonas-manaus-amazonia_0_391160983.html

Nenhum comentário: