26.6.11

Ministério do Turismo cria nova classificação para hotéis Por Bom dia Brasil ( @G1 )

Ministério do Turismo cria nova classificação para hotéis


Quando o assunto é viagem, escolher o hotel certo virou quase aposta de loteria. Nem sempre a classificação, que diz se o hotel é quatro, cinco estrelas, é um bom indicativo dos serviços oferecidos. Mas isso vai mudar: vai ficar mais rígida a nova avaliação dos hotéis brasileiros.

O Ministério do turismo criou uma classificação bem mais rigorosa que a atual. Para receber as famosas cinco estrelas, o hotel ou pousada terá que preencher até 190 requisitos, alguns bem específicos.

A preocupação é melhorar o padrão dos hotéis já que o número de turistas deve aumentar no Brasil com tantos eventos internacionais programados para os próximos anos.

O luxo de um resort ou o aconchego de uma pousada. A oferta é grande: são mais de sete mil hotéis e pousadas em todo o país. Mas, na hora de fazer a reserva, é preciso cuidado. Como saber se as fotos e as informações que estão no folder ou no site são verdadeiras?

"Tem que ir atrás de informações de quem já foi, tem que ir atrás disso", sugere o administrador de empresas Giuliano Duccini.

Marcelo viajou com a família para um hotel quatro estrelas, mas teve uma surpresa desagradável.

"Quando a gente entrou no hotel o quarto da gente era horrível, um cheiro de mofo, um mal cheiro dentro do quarto, as coisas não estavam bem organizadas e a gente, no outro dia, como a gente chegou de madrugada, quando amanheceu, saímos", lembra o administrador de empresas Marcelo Araújo.

As estrelas caíram em desuso, por falta de fiscalização. Não são mais garantia de qualidade do hotel.

"Hotel três estrelas no Brasil. No Sul é uma coisa, no Nordeste é outra, no Centro Oeste é outra", reclama a professora Ana Lucia Matias.

Foi exatamente a falta de padronização dos hotéis brasileiros que levou o Governo a criar as novas regras de classificação. A partir de agora, a pousada ou hotel que quiser usar as famosas estrelinhas com o certificado do Ministério do Turismo vai ter que provar que tem a estrutura e os serviços exigidos para a categoria.

Foram criadas sete categorias: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e apart hotel.

Para ser cinco estrelas, por exemplo, o hotel terá que atender a uma lista enorme de requisitos. Entre eles, os quartos têm que ter pelo menos 17 metros quadrados, com banheira, internet, TV a cabo e climatizador. Fora os serviços como restaurante com cozinha internacional e salão de beleza.

A adesão ao novo padrão não é obrigatória, mas a expectativa é que grande parte dos hotéis e pousadas se cadastrem de olho nos mais de 600 mil turistas estrangeiros esperados durante a Copa do Mundo.

"O que é interessante é que nós teremos uma classificação objetiva, com requisitos claros e vai ajudar enormemente os consumidores a se hospedarem bem no nosso país", afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Cada hotel vai definir a própria classificação por estrelas e enviar as informações para o Ministério do Turismo. Depois os auditores vão analisar se os requisitos foram realmente atendidos. Ai sim é que a classificação será ou não confirmada. Uma fiscalização muito importante para que essa classificação tenha realmente credibilidade e não aconteça na antiga, quando muitos turistas levavam gato por lebre.


image.png

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/ministerio-do-turismo-cria-nova-classificacao-para-hoteis.html

Fonte: 

Nenhum comentário: