24.10.11

PONTE SOBRE O RIO NEGRO: A ‘utopia’ de Francisco Souza que virou realidade. Conheça a história por detrás dessa conquista.

A 'utopia' de Francisco Souza que virou realidade 

Utopia e loucura foram algumas das palavras mais usadas para descrever o sonho de construir a ponte sobre o Rio Negro, que teve como principal apoiador e idealizador, o deputado estadual Francisco Souza (PSC). Ele foi o primeiro político do Amazonas que publicamente apoiou o projeto em 2003 e agora tem a grande emoção de ver o sonho realizado.



Ao longo dos últimos oito anos, Souza liderou grandes movimentos em defesa da ponte como o abaixo-assinado que coletou 120 mil assinaturas. Cada nome ali assinado, agora faz parte da história do Amazonas e do País. "Sei que muitas pessoas assinaram o abaixo-assinado por assinar, não acreditando que realmente esse sonho daria certo", afirmou Souza.


O sonho de construir a ponte começou a surgir nas reuniões feitas pelos membros do Conselho de Cidadãos de Iranduba, criado pelo atual prefeito Raymundo Nonato Lopes, na tentativa de resolver os problemas da travessia Manaus-Iranduba.


A causa foi abraçada, politicamente, pelo deputado Francisco Souza, que estava no seu segundo mandato como parlamentar. "É como ver nascer um filho gerado desde aquela época, quando todos falavam que era uma grande loucura", disse.


Francisco Souza lembra que ao longo desses oito anos, recebeu muitas mensagens negativas para desistir das mobilizações. "Algumas vezes cheguei a chorar de tristeza por receber tantas palavras negativas. Analisando toda essa trajetória, sei que essa luta vai ficar marcada em toda minha vida, porque os projetos nascem, primeiramente, dos sonhos", afirmou.


Publicamente, foi no dia 18 de junho de 2003, durante uma audiência pública requerida pelo parlamentar, que se ouviu falar pela primeira vez, da necessidade de se construir uma ponte ligando Manaus a Iranduba.


Durante a audiência, Souza ressaltou que a ponte seria a única maneira de resolver os problemas enfretando pelas pessoas que precisavam atravessar, diariamente, utilizando as balsas.


Alguns deputados e participantes da audiência foram imediatamente contrários, afirmando que a construção da obra era uma loucura. O assunto também era motivo de risos para muitas pessoas que não acreditavam. "O que era motivo de risos naquela época, agora vemos se tornar realidade", disse.


Toda essa história de luta do deputado está registrada nos jornais de Manaus. Em 2005, um jornal local publicava: "Francisco Souza insiste num sonho: a construção de uma ponte sobre o Rio Negro". Um outro periódico informava: "Loucura ou realidade: construção da ponte sobre o Rio Negro ganha força política".


Naquele mesmo ano, no dia 5 de dezembro, o governo do Estado surpreendeu a todos, quando a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), apresentou seis estudos de viabilidade da ponte, um indicativo real que a obra iria sair do papel.


Um ano depois, no dia 24 de dezembro de 2006, o Amazonas recebeu um grande presente de natal, de acordo com o parlamentar, quando o ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, anunciou em uma emissora de rádio que a ponte seria construída no seu novo governo. "Ali naquele momento, acreditamos que nossa luta estava valendo a pena", informou.



Inauguração

O dia 24 de outubro deste ano ficará marcado na história do Amazonas e na vida política de Francisco Souza que poderá ter a oportunidade de realizar um sonho gerado em seu "ventre político". "Estou me preparando emocionalmente para esse dia. Confesso que não sei avaliar o tamanho da minha emoção", disse.


Trajetória


18 de junho de 2003- Audiência pública requerida pelo deputado estadual Francisco Souza discutiu os problemas no transporte de passageiros e veículos que utilizam as balsas entre Manaus e Cacau-Pirêra. Pela primeira vez, se falou publicamente da construção da ponte.

15 de novembro de 2003- Francisco Souza lança, oficialmente, a campanha para a coleta de 120 mil assinaturas em defesa da ponte.

3 de novembro de 2004- O deputado aprovou requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos deputados, em Brasília.

5 de dezembro de 2005-A segunda audiência pública para discutir o problema da travessia Manaus-Iranduba e também a construção da ponte foi realizada na assembleia legislativa por iniciativa do deputado estadual Francisco Souza. Durante a audiência, o governo apresentou os primeiros estudos para a construção.

6 de fevereiro de 2006- Francisco Souza se reuniu com o secretário de Infraestrutura do governo para saber detalhes sobre os estudos técnicos para a construção da ponte.

2 de abril de 2006- Francisco Souza participa de uma nova audiência pública em Manacapuru e faz palestra contando sua história de luta política pela construção da ponte sobre o Rio Negro.

24 de abril de 2006-O ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, anunciou em uma emissora de rádio que a ponte seria construída no seu novo governo.

27 de abril de 2007-O deputado estadual Francisco Souza entregou, oficialmente, ao governo, o abaixo-assinado contendo 120 mil assinaturas defendendo a construção da ponte. Os volumes, atualmente, compõem o acervo do processo de construção da ponte.

3 de dezembro de 2007- O vice-governador na época, Omar Aziz, atual governador do Estado, assinou a ordem de serviço que marca, oficialmente, o início das obras de construção da ponte Manaus-Iranduba.


Fonte: 

http://amazonasnoticias.com.br/index.php/politica/5302-ponte-rio-negro.html


Para maiores informações 

http://www.portalamazonia.com.br/especiais/pontesobreorionegro/