26.9.10

BIOGRAFIA MARINA SILVA 43

BIOGRAFIA

Imagem Biografia
Em quase 30 anos de vida pública, Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Uma reputação construída em mandatos de vereadora, deputada estadual e senadora – eleita sempre com votações recordes – e no período em que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.

Nos cinco anos e quatro meses no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ser vista também como gestora competente. Na pasta, uma de suas conquistas foi o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em apenas três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1.500 empresas ilegais foram desmanteladas, com a prisão de 700 pessoas. A apreensão de madeira somou um milhão de metros cúbicos.

Iniciativas como essa aumentaram sua projeção internacional. No final de 2007, o jornal britânico "The Guardian" incluiu a então ministra entre as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta.

Primeiros anos
Imagem Biografia
Marina com 13 anos

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em 8 de fevereiro de 1958 em uma pequena comunidade chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, no Acre. Seus pais, nordestinos, tiveram 11 filhos, dos quais três morreram. A mãe morreu quando tinha apenas 15 anos. A vida no seringal era difícil. "Eu acordava sempre às 4h da manhã, cortava uns gravetos, pegava uns pedaços de seringuins, acendia o fogo, fazia o café e uma salada de banana perriá com ovo. Esse era o nosso café da manhã", conta.

Na adolescência sonhava em ser freira. "Minha avó dizia: 'Minha filha, freira não pode ser analfabeta'", lembra. O desejo de aprender a ler passou então a acompanhá-la. Aos 16 anos, contraiu hepatite, a primeira das três que foi acometida. Seu histórico de saúde ainda inclui cinco malárias e uma leishmaniose. Essas fragilidades a levaram a Rio Branco em busca de tratamento médico. Aproveitou a oportunidade para também se dedicar à vida religiosa e, ao mesmo tempo, estudar. Obteve a permissão do pai e deixou a floresta.

Imagem Biografia
Marina com Chico Mendes

Na capital acriana, para se sustentar, passou a trabalhar como empregada doméstica. Revia as lições durante as madrugadas. O progresso nos estudos foi rápido. Entre o período de Mobral, no qual aprendeu a ler e a escrever, até a formação em História transcorreram apenas dez anos. Sua formação foi complementada posteriormente com a pós-graduação em Psicopedagogia.

A vocação social se revelou quando deixava a adolescência. Marina se inscreveu em um curso de liderança rural e conheceu o líder seringueiro Chico Mendes. Passou a ter contato com as idéias da Teologia da Libertação e a participar das Comunidades Eclesiais de Base. Em 1984, ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina a vice-coordenadora.

Parlamento
Imagem Biografia
Marina na Assembléia Legislativa - 1991

Filiada ao PT, Marina disputou seu primeiro cargo público em 1986, ao concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ficou entre os cinco mais votados, mas o partido não atingiu o quociente eleitoral mínimo exigido. Os sucessos eleitorais de Marina começaram dois anos depois, ao se eleger vereadora, a mais votada de Rio Branco. Uma de suas primeiras manifestações foi devolver o dinheiro de gratificações, auxílio-moradia e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento.
Com atos como esse, atraiu a ira dos adversários políticos ao mesmo tempo em que obtinha um reconhecimento popular que se manifestou na eleição seguinte, em 1990, quando se tornou deputada estadual, novamente com votação recorde. Em 1994, aos 36 anos, chegou a Brasília como a senadora mais jovem da história da República. Foi reeleita em 2002, com votação quase três vezes superior à anterior.

No Senado, foi a primeira voz a defender a importância de o governo assumir metas para redução das emissões de gases do efeito estufa. Em 2009, o Planalto anunciou, finalmente, a adoção dessas metas. Também cobrou do Executivo federal e do Congresso a inclusão da meta brasileira, com os percentuais para a redução das emissões de gases do efeito estufa até 2020, no Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que seria aprovado e sancionado pelo presidente antes da realização da Conferência de Clima (COP15), em dezembro, em Copenhague.

Ministério

No Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva trabalhou por políticas estruturantes baseadas em quatro diretrizes básicas: 1) maior participação e controle social; 2) fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente; 3) transversalidade nas ações de governo; 4) promoção do desenvolvimento sustentável.

No governo do presidente Lula, Marina buscou transformar a questão ambiental em uma política de governo, que quebrasse o tradicional isolamento da área. Foi assim que o governo passou a exigir, nos projetos hidrelétricos a serem leiloados, a obtenção da licença prévia para que a viabilidade ambiental dos empreendimentos fosse avaliada antes da concessão para a exploração privada. Também baseado nessa diretriz, o ministério, por intermédio do Ibama, passou a ser ouvido prioritariamente antes da licitação dos blocos de petróleo.

Em 13 de maio de 2008, pediu demissão do ministério. Em carta ao presidente Lula, afirmou que deixava o cargo por conta das dificuldades que enfrentava dentro do governo. "Esta difícil decisão, Sr. Presidente, decorre das dificuldades que tenho enfrentado há algum tempo para dar prosseguimento à agenda ambiental federal", afirmava Marina, que voltou para o Senado.

Em 19 de agosto do ano passado deixou o PT. Em comunicado ao partido, manifestou seu desacordo com uma "concepção do desenvolvimento centrada no crescimento material a qualquer custo, com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para a maioria, ao custo, principalmente para os mais pobres, da destruição de recursos naturais e da qualidade de vida". Onze dias depois, anunciou sua filiação ao PV.

Pré-candidatura à Presidência

Em 16 de maio deste ano, Marina lançou sua pré-candidatura à Presidência e anunciou o empresário Guilherme Leal como seu vice. Em seu discurso durante encontro do PV em Nova Iguaçu (RJ), a senadora disse esperar que o país saia da próxima eleição com um novo "acordo social", que integre avanços dos governos passados e aponte para uma economia de baixo carbono. Lembrou conquistas dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, entre elas a estabilização econômica e a redução da pobreza.

Prêmios

A lista de prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais mostra a expressão internacional conquistada pela senadora. Além de ser incluída na lista do jornal "The Guardian", conquistou o "2007 Champions of the Earth", o principal prêmio da ONU na área ambiental. Em outubro de 2008, recebeu das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, no palácio de Saint James, em Londres, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia brasileira – o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF. Em 2009, recebeu o prêmio Sophie da Sophie Foundation, concedido a pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e do desenvolvimento sustentável, em Oslo, Noruega. Também em 2009, recebeu da Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco o Prêmio sobre Mudança Climática (Climate Change Award), em reconhecimento à sua contribuição para projetos na área do meio ambiente, ações e iniciativas conduzidas sob a ótica do desenvolvimento sustentável.


Presidente Marina 43


Fonte: http://www.minhamarina.org.br/biografia/index.php

24.9.10

Manaus ficou sem internet por mais de quatro horas

Manaus ficou sem internet por mais de quatro horas

Um caminhão que transportava um trator, ao tentar passar pelo cabo de fibra ótica, rompeu a fiação. O fato ocorreu na área do município de Autazes.

Manaus, 23 de Setembro de 2010

DA REDAÇÃO

No dia em que Manaus sediou um dos mais importantes eventos destinados à discussão dos investimentos na área de infraestrutura de tecnologia da informação - necessárias para preparar a capital amazonense para a Copa2014 - a cidade ficou sem os serviços de internet por mais de quatro horas.

O apagão começou no meio-dia e somente após às 16h a rede mundial voltou a ser acessível para os internautas de Manaus. A assessoria de imprensa da Embratel informou que a suspensão no serviço de Internet se deu por causa do rompimento de um cabo de fibra ótica, ocorrido na BR-319, nas proximidades do município de Autazes, cidade distante 118 quilômetros de Manaus.

De acordo com a assessoria, um caminhão que transportava um trator foi o responsável pelo rompimento do cabo, pois o veículo estava com altura irregular (acima do máximo permitido). Técnicos da empresa estiveram no local e já concluíram os reparos.

Deficitário
No encontro 'Ajudando o Brasil a se organizar para a Copa' realizado em meio aos problemas de internet ocorridos hoje em Manaus, especialistas na área de TI das empresas IBM, Bosch, Samsung e de órgãos de Segurança do Governo como a Polícia Federal evidenciaram suas preocupações com a qualidade da Internet no Brasil, uma vez que o País tem pela frente o desafio de oferecer uma capacidade de transmissão de dados 50% maior do que a África ofereceu na Copa de 2010.

A situação do Amazonas foi classificada como a mais deficitária de todas as cidades que serão sede dos jogos do mundial.

Em agosto deste ano, o governo anunciou a lista das 100 primeiras cidades que serão cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Nenhum município do Amazonas foi contemplado nesta primeira fase.

Na lista das 100 contempladas, aparecem apenas seis municípios da região Norte - todos em Tocantins - e nenhum município do Sul do País. O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, confirmou que a relação contempla apenas municípios das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Santanna explicou que os critérios de escolha da Telebrás levaram em conta municípios com menor densidade de banda larga, menor índice de desenvolvimento humano (IDH), com programas de inclusão social e distribuição por Estado.

O executivo disse que a implantação do PNBL na região Norte, onde são grandes as dificuldades de conexão à internet, deverá ocorrer até 2014 - prazo final para que todo o País esteja conectado.

Questionado sobre a exclusão do Amazonas, o presidente da Telebrás citou a falta de infraestrutura, como as redes de energia elétrica, para a instalação da fibra ótica. Mas, garantiu que a região será contemplada mesmo que a banda larga seja feita via satélite, sistema mais caro e ainda mais complexo por conta da densidade da floresta amazônica.


http://www.acritica.com/manaus/Amazonia-Manaus-Amazonas-Internet-Copa_2014_0_340766022.html

Saudações,

Roosevelt Braga Júnior.

Cel/ Mobile: +55 (92) 9258-9062 / 9604-1188
MSN: rbragasantos@hotmail.com
SKYPE: rooseveltbraga.jr
www.rooseveltbragajr.r8.org

23.9.10

MINHA COLA PARA ELEIÇÕES 2010 / BY ROOSEVELT BRAGA JR.


MARINA 43MARINA 43MARINA 43MARINA 43

• MARINA SILVA - 43 - PRESIDENTE DO BRASIL - WWW.MINHAMARINA.ORG.BR
• OMAR AZZIZ - 33 - GOVERNADOR DO AMAZONAS - www.omar33.com.br
• SILAS CÂMARA - 2010 - DEP. FEDERAL DO AMAZONAS
• WANDERLEY DALLAS - 15333 - DEP. ESTADUAL DO AMAZONAS
• EDUARDO BRAGA - 155 - SENADOR DO AMAZONAS - www.eduardobraga155.com.br
• VANESSA GRAZIOTIN - 656 - SENADORA DO AMAZONAS - www.vanessasenadora656.com.br

Presidente Marina 43


Norte não tem hotéis suficientes para Copa de 2014, alerta setor turístico

Amazonas

Norte não tem hotéis suficientes para Copa de 2014, alerta setor turístico


22 de setembro de 2010

Portal Amazônia - portalamazonia@redeamazonica.com.br



MANAUS - A Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH) afirmou que o setor de hotelaria no Norte do país está em situação preocupante, se comparada com as necessidades da Copa do Mundo de 2014. O alerta dos empresários é pelo crescimento na oferta de leitos em regiões estratégicas para o mundial, que terá Manaus como uma das cidades-sede.

Segundo o setor de turismo, na região Norte não há hotéis suficientes e os que existem não atendem às exigências de segurança do mercado internacional. A ABIH acredita que os turistas que vierem até Manaus e outras cidades-sede estendam a viagem para outros pontos de apelo turístico. A estimativa é que os turistas fiquem pelo menos uma semana em cada destino.

O crescimento do setor ficaria ainda mais necessário quando levado em consideração o perfil do público que deve visitar as cidades durante o Mundial. "Na Copa, o perfil é de famílias, que costumam demorar mais. É diferente do que acontece quando os jogos são na Europa, onde o turismo é volátil. Lá o turista assiste ao jogo e vai embora, não consome hotelaria", explicou o diretor da Associação de Hotéis, Fermi Torquato.

De acordo com o Ministério do Turismo, os investimentos para a modernização da rede para a Copa 2014 já estão previstos. O diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos do órgão informou que estão reservados R$ 1 bilhão pelo Programa ProCopa e mais R$ 1 bilhão dos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste. O montante servirá para o financiamento do setor de turismo, além de ser destinado também para empresas aéreas e parques temáticos.


http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=111918

43 RAZÕES PARA VOCÊ VOTAR EM MARINA SILVA - 43 - A PRESIDENTE DO BRASIL.

43 RAZÕES PARA VOCÊ VOTAR EM MARINA SILVA - 43 - A PRESIDENTE DO BRASIL.

 

  • Conhece a pobreza
    Marina é Silva. Como a maioria das gentes no Brasil, nasceu pobre. Com força de vontade, com escola e com a ajuda de pessoas boas, superou tudo.
  • Dará oportunidades para todos
    Marina Silva oferece ao país a terceira geração dos programas sociais, com a capacitação e a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho, de acordo com os potenciais de cada família.
  • Valoriza a educação
    Alfabetizada aos 16 anos, tornou-se professora, vereadora, deputada estadual, senadora e ministra. Sabe da importância da educação. Seu projeto transformará o Brasil num país do conhecimento.
  • Quer desenvolvimento
    Marina Silva está em sintonia com os desafios do século 21. Ajudará o Brasil crescer, mas sabe que o crescimento é só uma ferramenta para que o país atinja o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural, o verdadeiro desenvolvimento sustentável.
  • Tem causa
    A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos netos, de toda a nossa descendência.
  • É verde
    Marina Silva alia visão da qualidade de vida com a necessidade da preservação ambiental. É uma das 50 personalidades que podem salvar o planeta, de acordo com o jornal britânico The Guardian.
  • Tem capacidade de gestão
    Tranquila, mas firme, Marina Silva possui enorme competência. Foi sob sua batuta no governo Lula que o país diminuiu de forma drástica o desmatamento na Amazônia. O Brasil não precisa de gerente. Precisa de uma líder com visão de futuro, como Marina Silva.
  • Tem equipe
    Desde seu primeiro cargo, Marina Silva sempre se cercou de pessoas inteligentes, modernas e eficientes. É um imã de pessoas honestas e boas. Marina atrai competências.
  • Nova forma de governo
    Marina Silva não governa com apaniguados nem sob a influência das indicações políticas. Sabe ouvir, governa com a ajuda de especialistas, de técnicos. Pretende unir no governo o lado bom de cada administração pública.
  • É sucessora
    Marina Silva integra os avanços dos governos FHC e Lula. É o passo adiante para superar as deficiências que persistem no país. Não é uma opositora, que rejeita tudo, nem uma continuadora, que vê tudo positivo. É uma sucessora.
  • Combate ao desperdício
    Marina Silva tem história para acabar com o loteamento dos órgãos públicos, para acabar com o desperdício do dinheiro público, do capital humano, das oportunidades, dos recursos naturais.
  • Intolerante com a corrupção
    Para Marina Silva não há espaço para corrupção e sim para o uso correto e fiscalizado dos recursos públicos.
  • Tem programa completo
    Marina Silva pauta sua campanha pelo debate de ideias e de propostas para o Brasil. Tem o mais completo programa de governo entregue à Justiça Eleitoral.
  • Quer debate
    Marina Silva fará o impossível para participar de todos os fóruns de debates entre os candidatos - seja na TV, na internet, nas associações de classe ou nos jornais.
  • Não faz ataques pessoais
    Marina não faz ataques nem ofensas pessoais a qualquer candidato.
  • É contra a contra-informação
    Marina Silva descarta qualquer forma de obtenção de informação que viole os marcos do Estado democrático de Direito.
  • Tem campanha sustentável
    As emissões de carbono resultantes da campanha serão contabilizadas na internet. Sua neutralização se dará com reflorestamento nos biomas brasileiros.
  • Aposta nos pequenos doadores
    A Campanha Marina Silva não quer depender só dos grandes doadores. Por meio da internet, deseja ser financiada também por pequenas doações.
  • Dispensa o caixa dois
    A Campanha Marina Silva considera o caixa dois uma prática absolutamente inaceitável. Todas as doações serão reportadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificando o doador e a quantia doada.
  • É transparente
    Marina Silva será transparente na arrecadação e no uso dos recursos financeiros no processo eleitoral. A prestação de contas estará no www.minhamarina.org.br
  • Pratica a democracia
    Marina Silva potencializa os espaços de articulação social e respeita as formas organizativas da sociedade. Quer fortalecer canais de interlocução dos cidadãos com o Estado.
  • Inova na segurança
    Marina Silva traz novo paradigma para as políticas de segurança pública, com olhar qualificado para ações de prevenção ao crime e à violência. Quer reestruturar as polícias, sabe inovar e não se guiará por propostas sensacionalistas.
  • Conhece a Floresta
    Marina Silva nasceu e se criou no meio da floresta do Acre. Teve Chico Mendes como mentor. Conhece e sabe da importância da preservação das florestas no desenvolvimento do país. Marina Silva tem como meta o Desmatamento Zero.
  • É líder servidora
    Marina Silva está a serviço de uma causa, a serviço da humanidade. Ela não lidera pela imposição de idéias ou em causa própria, mas sim pelo diálogo e principalmente pelo exemplo. Por isso aceitou ser a nossa presidente.
  • Tem experiência política
    Marina Silva disputou sua primeira eleição em 1986. Já foi vereadora, deputada estadual, senadora por dois mandatos e ministra do Meio Ambiente por cinco anos.
  • Tem um bom vice
    Marina Silva escolheu um empresário comprometido com a sustentabilidade para mostrar que desenvolvimento e meio ambiente caminham juntos. Guilherme Leal entrou para a política porque acredita que é possível construir um país melhor com uma política diferenciada.
  • Quer um futuro melhor
    Marina Silva quer que todos os nossos filhos tenham ar puro para respirar, que nossos netos tenham água limpa para beber e comida saudável. Que vivam em paz e harmonia. Só Marina apresenta esta possibilidade na política nacional hoje.
  • Tem responsabilidade
    Marina Silva tem a responsabilidade de saber que o amanhã depende de um hoje bem feito.
  • Tem envergadura internacional
    Marina Silva é conhecida e respeitada também fora do Brasil. Dialoga além das fronteiras e se comunica com líderes de todo mundo.
  • É mulher
    Marina Silva está em sintonia com o século 21. Ela acolhe e estimula o diálogo. É um novo modelo de liderança, que integra razão e emoção. Será a primeira mulher a cuidar do Brasil.
  • Propõe a verdadeira política
    Quem nunca se interessou por política decide se unir a Marina Silva depois de ouvi-la. Ela elimina a distância entre o político e o eleitor, pois sabe que o eleitor é o real agente político.
  • Luta contra a discriminação
    Marina Silva tem como compromisso e em seu histórico a luta contra todas as formas de discriminação: étnica, racial, religiosa, homofobia, sexismo ou qualquer outra.
  • Não camufla defeitos
    Marina Silva se apresenta como o ser humano que é. Não quer admiradores, mas sim uma ação onde todas as qualidades dos outros possam ser somadas às dela e os defeitos fiquem claros para que todos possam corrigi-los.
  • Busca fortificação na diversidade
    Não é apenas a diversidade ambiental e ecológica que Marina Silva espera conservar, mas a diversidade humana. No equilíbrio entre as diferenças da natureza está o ensinamento para se encontrar o equilíbrio entre as diferenças que estão em todos nós.
  • Resgata a esperança
    A história de Marina Silva faz acreditar que nada é impossível. Seu exemplo de superação inspira e prova que se há um sonho, só depende de nós o poder de realizá-lo.
  • Vida longe de escândalos
    A vida política de Marina Silva não está associada a escândalos. Ela representa os cansados da corrupção no meio político. Marina tem a ficha limpa.
  • Consumo consciente
    Marina Silva acredita no consumo responsável, na inclusão social e no equilíbrio ambiental. Construir sem ser consumido. Consumir sem desperdiçar.
  • Quer a transformação
    A educação e a inovação serão os alicerces da transformação. A criatividade, o empreendedorismo e a diversidade socioambiental, os meios da multiplicação.
  • Acesso à cultura e ao conhecimento
    Ampliar o acesso à cultura e ao conhecimento, respeitando os direitos do criador e o interesse público pelo acesso a toda diversidade cultural brasileira é outra bandeira de Marina Silva. Ela pretende garantir o apoio a projetos culturais e artistas em áreas com baixo acesso à cultura.
  • Quer plebiscito nas polêmicas
    Marina Silva não pretende impor seu ponto de vista a respeito de temas polêmicos, como a descriminalização das drogas e o aborto. Sabe que essas questões dividem a sociedade e, por isso, se compromete a fazer plebiscitos sobre elas.
  • Cidades saudáveis, seguras e sustentáveis
    Marina Silva quer promover a eficiência no planejamento e na gestão das cidades: integração e articulação de políticas para urbanização, saneamento, mobilidade, adaptação às mudanças climáticas, proteção de mananciais, promoção do desenvolvimento e do bem-estar humano.
  • Aposentadoria compatível
    Marina Silva tem propostas para tratar melhor quem envelhece e perde sua capacidade de trabalho. É necessário restaurar a perspectiva de uma aposentadoria compatível com os recolhimentos feitos ao longo da vida.
  • Tem programa de governo
    As diretrizes programáticas de Marina Silva são embasadas em Política cidadã baseada em princípios e valores: Educação para a sociedade do conhecimento; Economia para uma sociedade sustentável; proteção social: saúde, previdência e terceira geração de programas sociais; qualidade de vida e segurança para todos os brasileiros; cultura e fortalecimento da diversidade e Política externa para o século 21.